35ª Bienal de São Paulo
6 set a 10 dez 2023
Entrada gratuita
A+
A-
35ª Bienal de
São Paulo
6 set a 10 dez
2023
Menu
Performance Repertório N.3, de Davi Pontes e Wallace Ferreira durante a 35ª Bienal de São Paulo © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

Performance – Davi Pontes e Wallace Ferreira – Repertório n. 3

Como parte da abertura da itinerância da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível no Museu de Arte Moderna da Bahia, no dia 2 de maio de 2024, quinta, acontece em Salvador a performance Repertório n.3, de Davi Pontes e Wallace Ferreira.

Última parte de uma trilogia de práticas coreográficas, foi concebido como uma aposta de dois artistas da presença, determinados a elaborar uma dança de autodefesa. Este experimento artístico é uma tentativa de interromper, através do corpo, o desenrolar dessa lógica cruel que tem sido a base de nossa sociedade desde o século XIX. É uma aposta na incerteza e no provisório, combinando interesses no campo da dança e, mais recentemente, na filosofia, operando também como uma coreografia de autodefesa.

A pergunta central nesse trabalho artístico, poético, coreográfico e teórico é: como elaborar uma dança de autodefesa? A estratégia proposta começa aceitando o fato de que a violência não é incólume aos corpos negros e, a partir daí, busca criar possibilidades e conceber táticas de autodefesa em dança para confrontar violências físicas, imaginárias e epistemológicas.

Desde o início, a preocupação tem sido com as violências autorizadas, e o reconhecimento dos modos como cada corpo elabora sua própria capacidade de defesa. O trabalho reúne estudos sobre violência e explora a ideia da dança como um treinamento de autodefesa, incorporando aspectos como a mimese, a representação e estudos de imagens coreografadas por corpos dissidentes, numa tentativa de arquivar ações para elaborar resistências e conceber maneiras de permanecer no mundo. O objetivo não é generalizar a violência, mas sim opor-se à matriz de inteligibilidade que impede que minorias se tornem sujeitos com direito sobre sua própria vida.

Esta performance tem classificação indicativa de 14 anos.

Serviço
Performance – Davi Pontes e Wallace Ferreira – Repertório n. 3
35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível
Itinerância Museu de Arte Moderna da Bahia

2 de maio, 2024
quinta, 18h
Museu de Arte Moderna da Bahia
Av. Lafayete Coutinho, s/n
Comércio, Salvador, BA
admissão gratuita