35ª Bienal de São Paulo
6 set a 10 dez 2023
Entrada gratuita
A+
A-
35ª Bienal de
São Paulo
6 set a 10 dez
2023
Menu

Lançamento da publicação educativa da 35ª Bienal

Auditório do Pavilhão Ciccillo Matarazzo · 3º andar
Parque Ibirapuera · Portão 3, São Paulo, Brasil
sábado, 29 de abril 2023
15h – 17h

No dia 29 de abril de 2023, das 15h às 17h, acontecerá no Auditório do Pavilhão Ciccillo Matarazzo o lançamento da publicação educativa da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível. O evento conta com a presença de Leda Maria Martins, poeta, ensaísta, dramaturga e professora, e Thiago Vinicius de Paula da Silva, líder comunitário e da Agência Solano Trindade para uma discussão sobre tempos, ancestralidades e educação.

A publicação será distribuída gratuitamente a todas as pessoas que participarem do evento. Ao final, será oferecido um café da tarde. A entrada é gratuita.


Leia a carta da equipe de Educação da Fundação Bienal convidando ao evento:

O que é o impossível?
O que é impossível?
Como nomear o impossível?
Como imaginar o possível?
O que é possível?
O que é coreografia?

Queremos te contar sobre como fomos afetadas pelas questões que o coletivo curatorial da 35ª Bienal nos lançou em nosso primeiro encontro presencial. Imaginar o possível a partir do dissenso. Assumir que é impossível pensar universalmente – “Impossível para quem?”. Gestar e parir como uma coreografia, uma experiência de entrega dentro de um contorno. Um fluxo que se dá na fricção com outro corpo. O reconhecimento da mediação da ginga, da graça e da malícia. Uma publicação educativa que reconheça e integre a dimensão processual, inacabada e aberta da educação. Que se lance pelo tempo. Que inclua os movimentos por vir da curadoria, das artistas e, principalmente, das educadoras dentro e fora do Pavilhão da Bienal.

Convidamos você para um evento de partilha, diálogo e celebração do lançamento da publicação educativa da 35ª Bienal, atravessado pelo pensamento da poeta, ensaísta, dramaturga e professora Leda Maria Martins, que nos dá a honra de sua presença em uma conversa sobre tempos, ancestralidades e educação com o líder comunitário Thiago Vinícius, da Agência Solano Trindade. Assim, abrimos as conversas sobre educação na 35ª Bienal, convocando novas coreografias. Sem querer dar conta de toda a exposição ou todos os projetos, desviando do excesso, do acúmulo e da sequencialidade, se achando e se perdendo nos gestos possíveis de uma coreografia que se interessa mais pelas performances do tempo espiralar.


Sobre os participantes

Leda Maria Martins nasceu no Rio de Janeiro e vive em Belo Horizonte. É poeta, ensaísta, dramaturga e professora. Entre seus livros publicados estão Afrografias da memória: O reinado do Rosário no Jatobá (Perspectiva; Mazza, 2021) e Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela (Cobogó, 2021).

Thiago Vinicius de Paula da Silva é líder comunitário, morador do Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo. Em 2022, foi um dos dois brasileiros incluídos na lista de cinquenta jovens que estão promovendo e transformando a gastronomia pelo mundo, organizada pela World’s 50 Best Restaurants, e ganhou o prêmio Veja São Paulo Comer e Beber Causa Social. Está à frente da Agência Solano Trindade (São Paulo), que entre suas diversas ações promove a democratização do acesso a alimentos orgânicos.

 

Serviço

Lançamento da publicação educativa da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível
sábado, 29 de abril 2023
15h – 17h
Auditório do Pavilhão da Bienal, 3ª andar
Parque Ibirapuera · Portão 3
São Paulo, Brasil
entrada gratuita