A Fundação Bienal de São Paulo anuncia a lista completa de 121 participantes da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, e o projeto espacial e expográfico da mostra, desenvolvido pelo escritório de arquitetura Vão.
Elenco completo
O anúncio da lista completa de participantes consolida a intensa pesquisa do coletivo curatorial sobre as urgências do mundo atual e revela os diferentes formatos, movimentos e compreensões do título coreografias do impossível. Com 121 nomes confirmados, a lista completa ecoa as vozes das diásporas e de povos originários, ampliando o diálogo local e internacional.
Segundo os curadores: “Os participantes presentes nesta Bienal desafiam o impossível em suas mais variadas e incalculáveis formas. Vivem em contextos impossíveis, desenvolvem estratégias de contorno, atravessam limites e escapam das impossibilidades do mundo em que vivem. Lidam com a violência total, a impossibilidade da vida em liberdade plena, as desigualdades, e suas expressões artísticas são transformadas pelas próprias impossibilidades do nosso tempo. Esta Bienal abraça o impossível, as coreografias do impossível, como uma política de movimento e movimentos políticos entrelaçados nas expressões artísticas. É um convite a nos movermos por entre artistas que transcendem a ideia de um tempo progressivo, linear e ocidental. A impossibilidade é o fio condutor e o principal critério que guia a seleção desses participantes.”
Para José Olympio da Veiga Pereira, presidente da Fundação Bienal de São Paulo, a mostra representa um novo capítulo e legado para a instituição. Ele enfatiza: “A 35ª Bienal de São Paulo é um marco histórico que transcende as fronteiras do impossível. Estamos testemunhando a convergência de artistas excepcionais, ideias transformadoras e um diálogo incisivo sobre as questões urgentes do nosso tempo. Essa exposição se tornará um legado duradouro, inspirando gerações futuras e redefinindo os limites do que é possível na expressão artística.”
-
-
Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami, Thuë Pihi Kuuwi – Uma mulher pensando, 2023. Still de filme [film still]. Cortesia dos artistas [courtesy of the artists]
-
-
Aline Motta, (Outros) Fundamentos #11 [(Other) Foundations #11], 2017-2019, fotografia digital [photography]. Coleção da artista [artist’s collection]
-
-
Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda., Espaços institucionais: cantos [Institutional spaces: corner], no [at] ABRE ALAS 14, 2018, A Gentil Carioca, Rio de Janeiro. Cortesia dos artistas [courtesy of the artists]
-
-
Amos Gitai, Vista da montagem de [installation view of] House. Théâtre national de la Colline, Paris, 2023. Foto [Photo]: Simon Gosselin
-
-
Ana Pi e [and] Taata Kwa Nkisi Mutá Imê. Cortesia dos artistas [Courtesy the artists] © NA MATA LAB
-
-
Anna Boghiguian,
Woven Winds / The Making of an Economy—Costly Commodities [Ventos entrelaçados / A formação de uma economia – commodities caras], 2016. Instalação composta por desenhos, colagens, esculturas e recortes de papel [installation composed of drawings, collages, sculptures and paper cutouts], dimensões variáveis [variable dimensions]. Cortesia da [courtesy of] Collezione Enea Righi
-
-
Anne-Marie Schneider, Sans titre (interieur bleu) [sem título (interior azul)], 2012. Série de dez desenhos [set of ten drawings]; acrílica sobre papel [acrylic on paper].
Foto [photo]: Vincent Everarts
Cortesia da artista e [courtesy of the artist and] Michel Rein, Paris/Brussels
-
-
Archivo de la Memoria Trans [Trans Memory Archive] Fondo Documental [Fonds] Vanesa Sander, c. 1990
-
-
Registro das obras de [View of the works of] Arthur Bispo do Rosario durante a [during the] 30ª Bienal de São Paulo © Leo Eloy / Fundação Bienal de São Paulo
-
-
Aurora Cursino Aurora Cursino dos Santos Sem título, sem data Óleo sobre papel (frente e verso) 47,5 × 32 cm Coleção Museu de Arte Osório Cesar, Franco da Rocha Foto: Everton Ballardin / Fundação Bienal de São Paulodos Santos, Sem título [Untitled], s.d. [undated]. Óleo sobre papel [Oil on paper] (frente e verso [front and back]). Coleção [Collection]: Museu de Arte Osório Cesar, Franco da Rocha 47,5 x 32 cm Foto [Photo]: Everton Ballardin / Fundação Bienal de São Paulo
-
-
Ayrson Heráclito e [and] Tiganá Santana © Leo Monteiro / Fundação Bienal de São Paulo
-
-
Benvenuto Chavajay, Camino/en la grieta a Xibalbá [Path/of the entrance of Xibalba], 2023. Still do vídeo [Video still]. Cortesia do artista [Courtesy of the artist]
-
-
Bouchra Ouizgen, Corbeaux [Corvos], 2014, still de vídeo [video still]. Cortesia da artista [Courtesy of the artist]
-
-
Cabello/Carceller, Una voz para Erauso. Epílogo para un tiempo trans [uma voz para Erauso. Epílogo para um tempo trans], 2021-22.Vídeo [Video] 4k transferido para [transfered to] HD, cor [color], som [sound]. 28’15’’Cortesia dos artistas [courtesy of the artists]
-
-
Carmézia Emiliano, Dança do beija-flor [Dance of the Hummingbird], 2011. Óleo sobre tela [Oil on canvas], 50 x 70 cm. Foto [Photo]: Estúdio em obra Cortesia de [Courtesy of] Central Galeria
-
-
© Castiel Vitorino Brasileiro e Mendes Wood DM New York
-
-
Charles White,
Frederick Douglass, 1951. Litografia em preto sobre papel pergaminho [lithograph in black on cream wove paper], 89,5 x 76,2 cm.
Cortesia de [courtesy of] The Charles White Archives
-
-
Citra Sasmita, detalhe de [detail] Oracle and Demons 3 [oráculo e demônios 3], s/d. Cortesia da artista [courtesy of the artist]
-
-
Colectivo Ayllu, Perrear the pain [vadiar a dor], 2019, litografia original produzida em colaboração com [original lithograph produced in collaboration with] Australian Print Workshop (APW), para a 22ª Bienal de Sydney [for the 22nd Sydney Biennial], 2020. Cortesia dos artistas [courtesy of the artists]
-
-
Cozinha Ocupação 9 de Julho – MSTC. Foto [photo]: Edouard Fraipont
-
-
Daniel Lie, Non-Negotiable Condition [Condição inegociável], 2021. Vista da instalação [Installation view], Metabolic Rift 2021 ©️ Berlin Atonal Foto [Photo]: Savannah van der Niet
-
-
Davi Pontes, Wallace Ferreira Delirar o racial [Delirium the Racial], 2021. Still de vídeo [Video still]
-
-
Dayanita Singh, Mona Montage, 2021 © Dayanita Singh Cortesia da artista e [Courtesy of the artist and] Frith Street Gallery, Londres [London]
-
-
Deborah Anzinger, ,An Unlikely Birth [Um nascimento improvável], 2018. Acrílico, espelho, cabelo sintético em tela e poliestireno [Acrylic, mirror, synthetic hair on canvas and polystyrene]. Cortesia da artista [courtesy of the artist]
-
-
Denilson Baniwa, Pajé-Onça Hackeando a 33ª Bienal de Artes de São Paulo [Priest-jaguar hacking the 33rd Bienal de Artes de São Paulo], 2018. Foto [Photo]: Zedu Moreau
-
-
Vista de Poetical Readings/Intuiting the Political [Leituras poéticas/Intuindo o político], uma conversa aberta com Denise Ferreira da Silva e Valentina Desideri no episódio 7 de Arika [an open conversation with Denise Ferreira da Silva and Valentina Desideri on the 7th episode of Arika], We can’t live without our lives [Nós não podemos viver sem nossas vidas]. Tamway. Glasgow, 18 de abril de 2015. Foto[Photo]: Alex Woodward
-
-
Diego Araúja, Laís Machado, Sumidouro, 2022. Instalação e embarcação site-specific composta por palha e trilhos motorizados [Site-specific installation and vessel composed of straw, motorized rails], 96m2 e [and] 4m de altura [high]. Comissionado e coproduzido por [commissioned and coproduced by] Sesc São Paulo e [and] SAVVY Contemporary
Foto [photo]: Laís Machado, Sesc Pompeia, 2023
-
-
Duane Linklater, anteclovis, 2020. Postes de tenda, tinta, corda de nylon, lona, cavaletes de metal, máquina de lavar-roupa, alça de amarrar, pontas de flecha [Tipi poles, paint, nylon rope, tarpaulin, steel sawhorses, washing machine, tie-down strap, arrowheads]. 584 x 401 x 401 cm. Foto [Photo]: Rachel Topham Photography. Cortesia de [courtesy of] Catriona Jeffries, Vancouver
-
-
Edgar Calel, Anatomía de un canto VII, 2021. Bordado em cobertor cru [embroidery on raw blanket], 24 x 31.4 in.
Foto [photo]: Margo Porres. Cortesia do artista e [courtesy of the artist and] Proyectos Ultravioleta
-
-
Elena Asins, Canons 22, 1989-91Nanquim sobre cartão [Ink on cardboard] 24 x 24 cm cada [each] (72 desenhos [drawings]). Coleção [Collection]: Banco de España
-
-
Elizabeth Catlett, Negro es bello II [Black is beautiful II], 1969. Litogravura [Litograph]. Coleção [Collection]: The Elizabeth Catlett Mora Family Living Trust
-
-
Edgar Cleijne & Ellen Gallagher, Highway Gothic, 2017–2019. Coleção dos artistas [collection of the artists]
-
-
Elda Cerrato, Algunas experiencias relativas al Okidanokh [Algumas experiências relativas ao Okidanokh], da série [from the series] Producción de Energía [Produção de energia],1965. Óleo sobre tela [Oil on canvas]. 115 x 145 cm. Coleção [collection]: Archivo Elda Cerrato (ECET)
Foto [photo]: Luciano Zubillaga
-
-
Vista do ateliê de [view of the studio of] Emanoel Araujo. Cortesia de [courtesy of] Simões de Assis
-
-
Eustáquio Neves, Sem título [untitled], da série [from the series] Arturos, 1993-95.Fotografia sobre papel, impressão Fine Art [photography on paper, Fine Art print]. Coleção [collection]: Museu Afro Brasil e acervo do artista [and collection of the artist]
-
-
flo6x8, Bankia, pulmones y branquias. Bankia sale a bolsa 2 [Bankia, pulmões e brônquios. Bankia vai a público 2], 2012 Capturas de tela [printscreens]
-
-
Frente 3 de Fevereiro, Zumbi Somos Nós na [We are Zumbi at] Ocupação Prestes Maia, 2006, fotografia [photography]. Foto [Photo]: Julia Valiengo
-
-
George Herriman, excerto de [excerpt of] Krazy Kat, s/d [undated], caneta sobre papel [ink on paper]
-
-
Geraldine Javier, Weavers of Time [Tecelãs do tempo], 2013, óleo sobre tela, resina, madeira, renda em frivolitê [oil on canvas, resin, wood, tatting laces], pintura [painting] 228 x 190.5 cm, escultura [sculpture] 122 x 183 x 122 cm. Coleção de [collection of] Arario Museum em [in] Space, Seul, Coreia do Sul [Seoul, Korea]
-
-
Grupo de Investigación en Arte y Política (GIAP), La marcha del silencio. Acción masiva de Bases de Apoyo del Ejército Zapatista de Liberación Nacional [A marcha do silêncio. Ação massiva das Bases de Apoio do Exército Zapatista de Libertação Nacional], San Cristóbal de las Casas, México, 2012
Still do vídeo [video still], editado por [edited by] Rompeviento TV
-
-
Guadalupe Maravilla, Disease Thrower #4, 2019. Gongo, metal, madeira, algodão, mistura de cola, plástico, bucha e objetos coletados a partir de um ritual em que o artista retraça sua rota de migração original [gong, steel, wood, cotton, glue mixture, plastic, loofah, and objects collected from a ritual of retracing the artist’s original migration route], 243.8 x 144.8 x 160 cm. Cortesia de [courtesy of] Guadalupe Maravilla e [and] P·P·O·W, New York
-
-
Ibrahim Mahama,
Parliament of Ghosts [Parlamento de fantasmas], 2019
Vista da instalação [installation view]
Cortesia do artista [courtesy of the artist]
-
-
Igshaan Adams, Desire Lines [Linhas de desejo], 2022, vista da instalação [installation view], The Art Institute of Chicago, Chicago, Estados Unidos [United States]. Cortesia do artista e [courtesy the artist and] The Art Institute of Chicago. © Igshaan Adams
-
-
Ilze Wolff, Sounding the Steinkopf Community Centre, 2020. Fotografia [photography] Cortesia da artista [courtesy of the artist]
-
-
Inaicyra Falcão, Breve e seca [brief and dry], 1995, registro de performance [register]. Foto [photo]: Roberto Berton (Observatório da Unicamp / Universidade Estadual de Campinas, Brasil). Reprodução [reproduction]: Léo Monteiro / Fundação Bienal de São Paulo
-
-
Januário Jano, Reposed Project / Baptism [Projeto repousado / Batismo], 2019 Edição 1/3 + 2 PA Jato de tinta sobre papel fine art 100% algodão 50 x 44 x 2 cm (20 peças [pieces]) Cortesia do artista [courtesy of the artist]
-
-
Jorge Ribalta Da série Faute d’argent (Eight Short Pieces) [Falta de dinheiro (Oito peças curtas)], 2016-20 Impressão sobre papel de gelatina e prata [] Coleção [collection]: Fundación Mapfre, Madri [Madrid]
-
-
Julien Creuzet, Ceci n’est pas un oxymore : les orbes triangulaires de Julien Creuzet (…) [Isto não é um oxímoro: as órbitas triangulares de Julien Creuzet (…)], 2021. Vista da exposição no Prix Marcel Duchamp 2021, no Centre Pompidou (Paris, França). Cortesia do artista e [courtesy of the artist and] Galerie High Art Paris/Arles © Foto [photo]: Bertrand Prévost, Centre Pompidou
-
-
Kamal Aljafari, A Fidai Film, 2023
Still de vídeo [video still]
-
-
Kapwani Kiwanga, pink-blue [rosa-azul], 2017
Tinta rosa Baker-Miller, tinta branca, luzes brancas fluorescentes, luzes azuis fluorescentes [Baker-Miller pink paint, white paint, white fluorescent lights, blue fluorescent lights]
Dimensões variáveis
[Variable dimensions]
Vista da exposição [Exhibition view], “The Artist is Present”, Yuz Museum, Shanghai, China, 2018
Cortesia da artista,
[Courtesy the artist], Gucci e [and] Goodman Gallery, Cape Town, Johannesburg, London / Galerie Poggi, Paris / Galerie Tanja Wagner, Berlin
-
-
Leilah Weinraub, SHAKEDOWN, 2018. Still de filme [film still], cortesia da artista [courtesy of the artist]
-
-
Leopoldo Méndez, Fusilado (para la película Un Día de Vida) [Fusilado (para o filme Um dia de vida)], 1950
Linoleogravura [Linocut]
Crédito: Colección Carlos Monsiváis Museo del Estanquillo
-
-
Luana Vitra, Fio desencapado, isca de confusão 9 [Bare wire, confusion hook 9], 2023
Ferro, cimento, plástico, borracha, tecido e chumbo [steel, cement, rubber, fabric and lead]
199 x 105 x 5 cm
Foto [photo]: Victor de Oliveira Galvão
-
-
Luiz de Abreu
-
-
M’barek Bouhchichi
Projeto para [project for] Nous sommes ce qui vous ne voulez pas voir [Nós somos aqueles que vocês não querem ver], 2023
Nanquim, grafite e aquarela sobre papel [Ink, pencil and watercolor on paper]
Cortesia do artista [courtesy of the artist]
-
-
Lienzo de [Tecido de] Tlaxcala, 1560
65 x 26,5 cm
Desenho policromado sobre papel de casca de árvore relata a história do encontro dos Tlaxcallans e Castelhanos e sua aliança contra os Mexica em 1521 [Polychrome drawing on bark paper created between 1530 and 1550 relating the history of the encounter of the Tlaxcallans and Castillians and their allying against the Mexica in 1521]
-
-
Manuel Chavajay
-
-
Margaret Taylor Goss Burroughs, Bessie Smith, Queen of the Blues [Rainha do blues], 1953
Litografia [litograph]
Collection Prignitz, Berlim
Foto [photo]: Prignitz
-
-
Marilyn Boror Bor
-
-
Marlon Riggs, Tongues United [Línguas desatadas], 1989, stills de filme [film stills]
Crédito da foto [photo credits]: Signifyin’ Works
-
-
Melchor María Mercado, Album de paisajes, tipos humanos y costumbres de Bolivia [Álbum de paisagens, tipos humanos e costumes da Bolívia], 1841-1869
Aquarela sobre papel [watercolor on paper]
20,5 x 33 cm (141 folhas) [141 sheets]
Coleção [collection]: Archivo y Biblioteca Nacionales de Bolivia
-
-
Morzaniel Ɨramari, Mãri hi, A Árvore do Sonho, 2023
Vídeo, cor, som, [video, color, sound] 17′
Cortesia do artista [courtesy of the artist]
-
-
Mounira Al Solh, Sama’/Ma’as – ( توت / توت)[Baga/Chifre], 2014, cortina de retalhos com dois lados, 273 x 278 cm. Cortesia da artista e Sfeir-Semler Gallery Beirut/Hamburg
-
-
Nadal Walcott
-
-
Soumeya Ait Ahmed e Nadir Bouhmouch, A (Rough) Seasonal Work Song [Uma (dura) canção de trabalho sazonal], vídeo digital / 16:9 / cor. Coleção: “Against Monoculture” [Contra a monocultura]
-
-
Nikau Hindin, Te Tīpare o Hine Takurua II e [and] Te Tīpare o Hine Raumati II, 2020. Kōkōwai [ocre vermelho] e ngārahu [tinta de fuligem] sobre aute [pano de papel de casca de amoreira]
Coleção [collection]: Te Aopare Dewes
Foto [photo]: Seb Charles
-
-
Niño de Elche. Foto: Juan Carlos Quindós
-
-
Nontsikelelo Mutiti
-
-
Patricia Gómez & María Jesús González, À tous les clandestins. Puntos de salida, Nouadhibou. #3,2015
Fotografia/impressão digital [Photography/ Digital print]
Cortesia das artistas [courtesy of the artists]
-
-
Pauline Boudry e Renate Lorenz, (No) Time [(Não) tempo], 2020
Still de vídeo. Instalação com HD e 3 persianas, 18’.
Coreografia/performance: Julie Cunningham, Werner Hirsch, Joy Alpuerto Ritter, Aaliyah Thanisha. Cortesia: Ellen de Bruijne Projects Amsterdam e Marcelle Alix Paris
-
-
Philip Rizk
-
-
Raquel Lima, Rasura [Erasure], 2021
Still de vídeo [video still]
Criação [Creation]: Raquel Lima
Realização [Realization]: Lubanzadyo Mpemba e Raquel Lima
Cortesia da artista [Courtesy of the artist]
-
-
Ricardo Aleixo na exposição [at the exhibition] Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros (IMS São Paulo),
2021
Foto [photo]: Natália Alves
-
-
Rolando Castellón
-
-
Rommulo Vieira Conceição, vista de [view of] O espaço físico pode ser um lugar abstrato, complexo e em construção [Physical space can be an abstract space, complex and under construction], 2021. obra comissionada para o Instituto Inhotim (MG) [artwork comissioned for Instituto Inhotim]
Foto [photo]: Rafael Muniz
Cortesia do artista [courtesy of the artist]
-
-
Rosa Gauditano, da série [from the series] Lésbicas, Boate Dinosaurus [nightclub], São Paulo, 1979
Cortesia da artista [courtesy of the artist]
-
-
Rosana Paulino
-
-
Rubem Valentim,O templo de Oxalá [Oxalá Temple] (detalhe [detail]), 1977
Escultura em madeira com pintura acrílica [Wood sculpture with acrylic painting]
278 x 78 x 78 cm
Coleção [Collection]: Museu de Arte Moderna da Bahia
-
-
Rubiane Maia, Preparação para Exercício Aéreo, a Montanha [Preparation for aerial exercise, the mountain], 2016
Performance/Video
Video still by Rubiane Maia and Manuel Vason
-
-
Sammy Baloji
-
-
Santu Mofokeng (1956–2020), Easter Sunday Church Service, 1996, fotografia [photography], 1996, Santu Mofokeng Foundation, Images courtesy [cortesia de] Lunetta Bartz, MAKER, Johannesburg
-
-
Sarah Maldoror © Bildtjänst H. Nicolaisen. Cortesia: Annoucha de Andrade & Henda Ducados
-
-
Malu Avelar, Sauna lésbica [Lesbian Sauna], 2019
Vista do Festival Valongo [View from the Festival do Valongo] (2019)
Foto [photo]: Marina Lima
-
-
Senga Nengudi, Masked Taping, 1978-1979 (detalhe [detail])
Folha de contato, impressão em gelatina de prata [Contact sheet, silver gelatin print]
104,1 × 253,8 cm (emoldurado [framed])
Cortesia de [courtesy of] Sprüth Magers and Thomas Erben Gallery, Nova York
Foto [photo]: Adam Avila © Senga Nengudi, 2023
-
-
Sidney Amaral, O estrangeiro [The stranger], 2011
Acrílica sobre tela [acrylic on canvas], 210 x 138 cm
Acervo [Collection] Banco Itaú
Foto [photo]: João Liberato
-
-
Simone Leigh e Madeleine Hunt-Ehrlich, Conspiracy [Conspiração], 2022. Still de vídeo [video still]. Cortesia das artistas [courtesy of the artists]
-
-
Sonia Gomes, Sem título [Untitled], 2004-21. Costuras, amarrações, diversos tecidos e rendas [Stitching, bindings, different fabrics and laces], 180 x 100 x 80 cm
Foto [photo]: Bruno Leão
Cortesia da artista e [courtesy of the artist and] Mendes Wood DM, São Paulo, Nova York, Bruxelas
-
-
Stella do Patrocínio em liberdade antes da internação forçada [in freedom before her forced hospitalization].
Acervo pessoal de seu sobrinho [Do Patrocínio’s nephew’s personal archive], cedido à pesquisadora [ceded to researcher] Anna Carolina Vicentini Zacharias
-
-
Tadáskía
-
-
Tejal Shah
-
-
The Living and The Dead Ensemble
-
-
Torkwase Dyson, Untitled (Becoming 01–Becoming 200) [Sem título (Tornando-se 01–Tornando-se 200)], 2016–2021, guache e caneta sobre papel. Série composta de 200 partes, 30,5cm x 22,9 cm cada © Torkwase Dyson / Pace Gallery
-
-
Trinh T. Minh-ha
-
-
Ubirajara Ferreira Braga, Artistas-pacientes [Artists-patients], 1987
Guache sobre papel [Gouache on paper]
66,5 x 50 cm
Coleção [Collection]: Museu de Arte Osório Cesar, Franco da Rocha
Foto [Photo]: Everton Ballardin / Fundação Bienal de São Paulo
-
-
Ventura Profana, Resplandescente, 2019 Video, 5’20’’ Realização [Realization]: Ventura Profana, podeserdesligado, Rainha F., Davi de Jesus do Nascimento, Davi Nascimento, Vedroso, Antoine Golay e [and] Carlos Queirozi
-
-
Will Rawls, [siccer], 2023
Performance, vídeo, som [Live performance, video, sound]
Foto [Photo]: Jared Sorrells/Novo Studio
[siccer] foi originalmente comissionado por [was originally commissioned by] The Kitchen em parceria com os co-comissários [in partnership with co-commissioners] The Momentary, Portland Institute for Contemporary Art, On the Boards, e o [and the] Museum of Contemporary Art Chicago.
-
-
Wifredo Lam diante de [in front of] La Jungla (1943) e [and] La Mañana verde (1943) em seu estúdio em [in his studio in] Havana. La Silla (1943) está sobre o piso [is on the floor], 1943
© Wifredo Lam Archives, Paris
-
-
Yto Barrada, Carrières Centrales, Casablanca Ecochard Grid, grey, fig.1, 2015
Serigrafia em papel [Screen print on paper]
32 x 25 cm
Cortesia da artista [Courtesy of the artist]
-
-
Carnaval em Salvador, desfile do Afoxé Kori Efan [[Carnival in Salvador, Afoxé Kori Efan parade], 2019. Zumví arquivo afro fotográfico. Foto [photo]: Lázaro Roberto
Lista completa
Ahlam Shibli
Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami
Aline Motta*
Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda.
Amos Gitaï
Ana Pi e Taata Kwa Nkisi Mutá Imê*
Anna Boghiguian*
Anne-Marie Schneider
Archivo de la Memoria Trans (AMT)
Arthur Bispo do Rosário
Aurora Cursino dos Santos
Ayrson Heráclito e Tiganá Santana*
Benvenuto Chavajay
Bouchra Ouizguen*
Cabello/Carceller
Carlos Bunga
Carmézia Emiliano
Castiel Vitorino Brasileiro*
Ceija Stojka
Charles White
Citra Sasmita
Colectivo Ayllu
Cozinha Ocupação 9 de Julho – MSTC
Daniel Lie*
Daniel Lind-Ramos
Davi Pontes e Wallace Ferreira
Dayanita Singh*
Deborah Anzinger*
Denilson Baniwa*
Denise Ferreira da Silva
Diego Araúja e Laís Machado
Duane Linklater*
Edgar Calel
Elda Cerrato*
Elena Asins
Elizabeth Catlett*
Ellen Gallagher* e Edgar Cleijne
Emanoel Araújo
Eustáquio Neves
flo6x8
Francisco Toledo
Frente 3 de Fevereiro*
Gabriel Gentil Tukano*
George Herriman
Geraldine Javier*
Grupo de Investigación en Arte y Política (GIAP)
Gloria Anzaldúa
Guadalupe Maravilla
Ibrahim Mahama
Igshaan Adams*
Ilze Wolff
Inaicyra Falcão*
Januário Jano
Jesús Ruiz Durand
John Woodrow Wilson
Jorge Ribalta
José Guadalupe Posada
Juan van der Hamen y León
Judith Scott
Julien Creuzet*
Kamal Aljafari
Kapwani Kiwanga
Katherine Dunham
Kidlat Tahimik
Leilah Weinraub*
Leopoldo Méndez
Luana Vitra
Luiz de Abreu*
M’barek Bouhchichi
MAHKU
Malinche
Manuel Chavajay*
Margaret Taylor Goss Burroughs
Marilyn Boror Bor*
Marlon Riggs
Maya Deren
Melchor María Mercado
Min Tanaka e François Pain
Morzaniel Ɨramari
Mounira Al Solh*
Nadal Walcot*
Nadir Bouhmouch e Soumeya Ait Ahmed*
Nikau Hindin
Niño de Elche*
Nontsikelelo Mutiti*
Patricia Gómez e María Jesús González
Pauline Boudry / Renate Lorenz*
Philip Rizk*
Quilombo Cafundó
Raquel Lima
Ricardo Aleixo
Rolando Castellón*
Rommulo Vieira Conceição
Rosa Gauditano
Rosana Paulino*
Rubem Valentim
Rubiane Maia
Sammy Baloji*
Santu Mofokeng*
Sarah Maldoror*
Sauna Lésbica por Malu Avelar com Ana Paula Mathias, Anna Turra, Bárbara Esmenia e Marta Supernova
Senga Nengudi
Sidney Amaral
Simone Leigh e Madeleine Hunt-Ehrlich
Sonia Gomes
stanley brouwn*
Stella do Patrocínio
Tadáskía*
Taller 4 Rojo
Taller NN
Tejal Shah*
The Living and the Dead Ensemble*
Torkwase Dyson*
Trinh T. Minh-Ha*
Ubirajara Ferreira Braga
Ventura Profana
Wifredo Lam*
Will Rawls
Xica Manicongo
Yto Barrada
Zumví Arquivo Afro Fotográfico
Os nomes seguidos por * já foram anunciados na primeira lista parcial.
Saiba mais sobre eles na página de participantes.
O cenário das coreografias do impossível: projeto arquitetônico
Para o desenvolvimento do projeto arquitetônico e expográfico da 35ª Bienal de São Paulo, a renomada equipe do Vão foi convidada. Com uma trajetória marcante, o Vão se destaca por sua abordagem inovadora e premiada no campo da arquitetura. Os sócios do escritório Anna Juni, Enk te Winkel e Gustavo Delonero são reconhecidos por sua habilidade em criar espaços que provocam a interação e a reflexão.
Com o projeto da 35ª Bienal de São Paulo, o Vão propõe um olhar inovador sobre a coreografia do Pavilhão Ciccillo Matarazzo, explorando a relação entre o espaço expositivo e a experiência do visitante. O grupo teve como desafio enfrentar as próprias convenções conceituais e estruturais modernistas do prédio, para assim criar um outro fluxo de movimento na relação entre obras e pessoas.
O projeto arquitetônico desenvolvido pelo Vão promete oferecer uma experiência nova para os visitantes do tradicional Pavilhão Ciccillo Matarazzo na 35ª Bienal de São Paulo, convidando o público a explorar o espaço em uma nova visão do mesmo: o vão central do Pavilhão da Bienal será inteiramente fechado pela primeira vez na história.
Para os arquitetos, a proposta vai além de um novo olhar sobre o icônico Pavilhão: “Buscamos, desde o princípio, um desenho que se colocasse entre o desejo de não reencenar a coreografia espacial existente mas que, ao mesmo tempo, não impusesse uma coreografia outra, totalmente desvinculada das suas lógicas internas. Para isso deveríamos dançar com o existente e com o disponível. Ou seja, para além da atenção em reutilizar os materiais remanescentes das antigas exposições, tínhamos como objetivo criar espaços a partir dos elementos construtivos que constituem o Pavilhão.”
Coletiva de imprensa e pré-abertura para profissionais
Foi iniciado em 7 de junho o período de credenciamento para imprensa e profissionais do setor para as pré-aberturas da 35ª Bienal de São Paulo. A coletiva de imprensa acontece presencialmente, no auditório da Bienal, dia 4 de setembro, das 9h às 10h30, seguida pela pré-abertura da exposição especialmente para a imprensa, até às 16h. No dia 5 de setembro, das 10h às 19h, acontece a pré-abertura da mostra para profissionais do setor, professores e convidados, à qual os jornalistas credenciados também poderão comparecer.
O credenciamento de imprensa pode ser realizado aqui.
O credenciamento de profissionais do setor cultural pode ser realizado aqui.
Sobre a Fundação Bienal de São Paulo
Fundada em 1962, a Fundação Bienal de São Paulo é uma instituição privada sem fins lucrativos e vinculações político-partidárias ou religiosas, cujas ações têm como objetivo democratizar o acesso à cultura e estimular o interesse pela criação artística. A Fundação realiza a cada dois anos a Bienal de São Paulo, a maior exposição do hemisfério sul, e suas mostras itinerantes por diversas cidades do Brasil e do exterior. A instituição é também guardiã de dois patrimônios artísticos e culturais da América Latina: um arquivo histórico de arte moderna e contemporânea que é referência na América Latina (Arquivo Histórico Wanda Svevo), e o Pavilhão Ciccillo Matarazzo, sede da Fundação, projetado por Oscar Niemeyer e tombado pelo Patrimônio Histórico. Também é responsabilidade da Fundação Bienal de São Paulo a tarefa de idealizar e produzir as representações brasileiras nas Bienais de Veneza de arte e arquitetura, prerrogativa que lhe foi conferida há décadas pelo Governo Federal em reconhecimento à excelência de suas contribuições à cultura do Brasil.
Serviço
35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível
Curadoria: Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel
6 setembro – 10 dezembro 2023
ter, qua, sex, dom: 10h – 19h (última entrada: 18h30)
qui, sáb: 10h – 21h (última entrada: 20h30)
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera · Portão 3
São Paulo, SP
Entrada gratuita
Coletiva de imprensa: 4 de setembro, das 9h às 10h30
Pré-abertura para imprensa: 4 de setembro, a partir do momento em que acabar a coletiva até às 16h
Credenciamento de imprensa: https://link.bienal.org.br/35-credenciamento-imprensa
Pré-abertura para profissionais do setor cultural: 5 de setembro, das 10h às 19h
Credenciamento de profissionais: https://link.bienal.org.br/35-credenciamento-profissionais