35ª Bienal de São Paulo
6 set a 10 dez 2023
Entrada gratuita
A+
A-
35ª Bienal de
São Paulo
6 set a 10 dez
2023
Menu
Lançamento da publicação educativa da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível. O evento conta com a presença de Leda Maria Martins e Thiago Vinicius de Paula da Silva © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

Relato de encontro de lançamento da publicação educativa da 35ª Bienal, com Leda Maria Martins e Thiago Vinicius de Paula da Silva

No dia 29 de abril de 2023, celebramos o lançamento da publicação educativa da 35ª Bienal com um encontro memorável. Tivemos a alegria de compartilhar nosso processo de elaboração do livro e vê-lo girar nas mãos das mais de 400 pessoas que participaram do encontro e receberam o Movimento inaugural de uma publicação que se desdobrará em mais dois livros impressos. 

No centro da roda estavam Leda Maria Martins – poeta, ensaísta, dramaturga e professora – e Thiago Vinicius de Paula da Silva – líder comunitário da Agência Solano Trindade –, que coreografaram uma discussão sobre tempo espiralar, ancestralidades e educação. Muito mais do que contar sobre suas colaborações com a publicação, inspiraram, dialogaram, dançaram e inscreveram no tempo suas vozes e gestos com o público presente. 

Nomeada com a frase de Leda aqui, num numa coreografia de retornos, dançar é inscrever no tempo, a publicação traz conteúdos que colocam em movimento pensamentos, obras e experiências da arte contemporânea e da educação, com o desejo de radicalizar a condição diversa, dialógica e inacabada dos processo educativos. 

Como disse Leda Maria Martins, é “ledo engano pensar que é apenas a colonização europeia que formata as Américas. Os saberes negros e os saberes indígenas são também responsáveis pelas culturas, pelos saberes que formam as Américas. Esses conhecimentos só podem se expressar se deles nós sabemos”. A professora ainda ponderou que “publicações como esta vão nos ajudar a reconhecer, a saber, e quiçá nos oferecer vias inclusive educacionais, metodológicas e pedagógicas diversas”.

O vídeo desse encontro está em nosso canal no Youtube.

Para saber mais sobre nossas ações de difusão e de mediação, tanto presenciais quanto on-line, siga a Bienal nas redes sociais, assine nossa newsletter e acesse o site da 35ª Bienal.