35ª Bienal de São Paulo
6 set a 10 dez 2023
Entrada gratuita
A+
A-
35ª Bienal de
São Paulo
6 set a 10 dez
2023
Menu
Vista de obras de Cozinha Ocupação 9 de Julho – MSTC durante a 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

Cozinha Ocupação 9 de Julho – MSTC

Da dinâmica de um prédio ocupado por quase quinhentas pessoas do Movimento dos Sem Teto do Centro (MSTC) nasceu a Cozinha Ocupação 9 de Julho. Desde 2017, ela atua em uma ampla rede multidisciplinar, com políticas de redistribuição, lixo zero e uma grande preocupação com segurança alimentar. Trata-se de um espaço que vai além do preparo e do consumo de refeições. Representa a força da solidariedade e a potência do trabalho coletivo em torno de questões como direito ao uso pleno do espaço urbano. Com almoços periódicos abertos ao público, a Cozinha trouxe maior visibilidade à luta por moradia em São Paulo. Promove formas de uso social de espaços relegados à especulação imobiliária e também funciona como proteção contra o despejo. A estratégia de abrir o movimento reforça o trabalho da Ocupação e permite que a tecnologia social desenvolvida possa ser aplicada em outras comunidades, outras periferias. 

“Quem ocupa cuida”, frase presente em todos os espaços da Cozinha, é ao mesmo tempo um guia para as relações do MSTC e o compasso que rege a confecção das refeições. Empatia e afeto são os motores que impulsionam o trabalho. 

A Cozinha atua em parceria não só com outros movimentos de luta por moradia e organizações sociais, mas também com a classe artística, transformando-se em um importante centro cultural e um espaço ativo de encontro entre ativistas, intelectuais, artistas e lideranças políticas. Essa nova perspectiva fortalece as conexões do MSTC com a cidade e fornece resposta direta aos ataques desferidos pela grande mídia e pelos poderes estabelecidos, interessados em criminalizar a luta social. 

Essa forma de coreografar estratégias de sobrevivência numa megalópole como São Paulo é especialmente importante para a 35ª Bienal, que se inspira na Cozinha e em sua forma de organização, sempre coletiva, horizontal, sonhando o impossível, criando pontes no marco das im/possibilidades. 

sylvia monasterios

A Cozinha Ocupação 9 de Julho – MSTC é uma cozinha comunitária do Movimento Sem Teto do Centro. O MSTC é um movimento de trabalhadoras e trabalhadores de baixa renda, dirigido por mulheres, que ocupam prédios abandonados na região central de São Paulo com o objetivo de garantir o direito constitucional à moradia e uma reforma política e social que democratize o direito à cidade. Desde 2017 desenvolve-se o projeto da Cozinha, cujo objetivo é criar uma economia solidária que favoreça moradoras e moradores das ocupações e a comunidade do entorno e promover, através de almoços abertos, uma maior visibilidade à luta por moradia e criar um ambiente de troca com a cidade com lançamentos de livros, rodas de conversa, shows e diversas apresentações culturais. Por meio das trocas de saberes e do ato de cozinhar, constrói-se a luta pela produção do comum.