35ª Bienal de São Paulo
6 set a 10 dez 2023
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São Paulo
6 set a 10 dez
2023
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Vista da performance Vidro, de Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. na 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda.

A inteligência artificial logo, logo vai nos dar uma rasteira das boas, mas por enquanto ainda podemos vislumbrar resquícios de humanidade em alguns ofícios cuja existência melindra entre contradições e resistências. É o caso do crítico de arte e também do segurança, profissional que inspira a investigação artística de Antonio Gonzaga Amador e de Jandir Jr. Surge daí a empresa de performance Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. Devidamente uniformizados – terno e gravata sempre –, eles vão imprimindo sua marca no mercado ao longo dos anos. A dupla especializou-se na salvaguarda de galerias de arte, mostras, salões, bienais e afins. Às vezes você vai vê-los postados bem diante de uma obra, empatando a apreciação (Sem título, 2016); noutras, é possível encontrá-los mergulhados na leitura de livros (Ler, 2023), olhando fixamente para baixo (Chão, 2023) ou até mesmo de olhos bem fechados durante o expediente (Vigilante, 2016). Tudo para melhor servi-los, senhoras e senhores.

Nessas performances, as armas usadas para defender o patrimônio alheio são o deboche e a ironia, mas o jogo não se restringe ao escopo humorístico. Antonio e Jandir usam o próprio corpo para armar bombas lógicas através de uma presença tensionada; eles minam um campo onde as estruturas de nossa formação vão explodindo sob nossos pés: o racismo institucional, a exploração dos trabalhadores, o precariado, a persistência sinistra da escravidão, ou seja, a manutenção das elites que consomem arte.

Formalmente, trata-se de sobreposição. A Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. tem a expertise de dobrar os espaços onde performa; se a área útil é de cem metros quadrados, dá para chegar tranquilo aos duzentos metros quadrados, ou até mais. No entanto, vale lembrar que esse fenômeno insólito só poderá ser concluído na superfície cerebral do público, que, se não ganhar o terreno adicional, pelo menos vai poder sair de lá dando boas risadas, sem ter entendido a piada. 

igor de albuquerque

Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. é uma série de propostas performáticas idealizadas e realizadas por Antonio Gonzaga Amador (Rio de Janeiro, Brasil, 1991. Vive no Rio de Janeiro) e Jandir Jr. (Rio de Janeiro, Brasil, 1989. Vive no Rio de Janeiro). Os artistas, camuflados como seguranças, questionam o papel dos corpos – marginalizados – de funcionários dentro de situações institucionais das artes através de ações inusitadas em espaços expositivos. Participou de exposições no Museu Paranaense (Curitiba, PR), Centro Cultural São Paulo (São Paulo), Museu da República e Museu de Arte do Rio (Rio de Janeiro).