35ª Bienal de São Paulo
6 set a 10 dez 2023
Entrada gratuita
A+
A-
35ª Bienal de
São Paulo
6 set a 10 dez
2023
Menu

Kaá

https://tenondepora.org.br

Terra Indígena Tenondé Porã

A Terra Indígena Tenondé Porã tem uma extensão aproximada de 15.969 hectares e está situada no extremo sul do município de São Paulo, abrangendo partes dos municípios Mongaguá, São Bernardo do Campo e São Vicente. Possui também trechos em sobreposição com duas unidades de conservação: a Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos, do município de São Paulo, e o Parque Estadual da Serra do Mar.

Há cerca de 1.500 Guarani vivendo na TI Tenonde Porã, habitando, atualmente, 8 tekoa, que os não indígenas conhecem por “aldeias”. As duas mais populosas são a Tenonde Porã (também conhecida por “aldeia da Barragem”), e a Krukutu. As demais são as tekoa Guyrapaju, Kalipety, Yrexakã, Kuaray Rexakã, Tape Mirĩ e Tekoa Porã. Ao longo de nosso território, junto às belezas das matas e rios, há diversas localidades que outrora já foram nossas aldeias, assim como antigas trilhas que até hoje utilizamos e onde coletamos material para artesanato, plantas e ervas medicinais, compondo uma extensa rede de caminhos que vão até as aldeias guarani no litoral.

Créditos: Tenondé Porã
*

Modos de viver guarani e o cultivo de sementes crioulas  com Jera Guarani

Neste vídeo, Jera, liderança da Aldeia Kalipety, no bairro de Parelheiros, em São Paulo nos mostra a importância da preservação dos alimentos tradicionais em sua cultura, do plantio e da troca das sementes crioulas e da transmissão destes conhecimentos aos mais jovens.

Créditos: Feira Literária da Zona Sul

*

Masterchef Guarani

A edição do Masterchef Guarani aconteceu durante a formação de alimentação tradicional guarani, no mês de agosto, na aldeia Kalipety – TI Tenondé Porã. Após a apresentação das comidas tradicionais como mbyta, avaxi ku’i, mbeju, avaxi mimoî, mbojape, hu’ixî, rora, avaxi mbixy, avaxi maimbe, mbaipy, ka’i repoxi e kaguijy, as equipes tiveram o desafio de reproduzir alguns dos pratos.

Júri: Xondaro Ruvixa Karai Miri
Apresentadores: Tiago Karai e Jera Guarani
Créditos: Vídeo: Luiza Calagian / Programa Aldeias SP

*

Avaxi Ete’i – Milho Verdadeiro

Em 2017 a aldeia Tekoa Itakupe, da Terra Indígena Jaraguá, do povo Guarani Mbya, plantou a primeira roça de avaxi ete’i, o milho verdadeiro e tradicional do seu povo. Neste documentário de curta-metragem, que registra os momentos de preparo da terra, plantação e colheita do milho, Karai Pedro, líder espiritual da aldeia e Para Yry Geni, vice-cacica, falam da importância do avaxi na cultura Guarani Mbya.

Créditos: Direção: Thiago Carvalho Wera’i Imagens: Cacique Wera’i Poty, Caio Tupã Mirim, Para Yry Geni e Thiago Carvalho Wera’i Tradução: Cacique Wera’i Poty Montagem: Thiago Carvalho Wera’i

*

Ancestralidade e o Território Tenondé Porã | Agricultura Guarani

Os alimentos para o povo Guarani são responsáveis pelo diálogo com a saúde, com os ancestrais, resgatar a agricultura Guarani é um resgate à própria ancestralidade.

Créditos: CRIAÇÃO ҽ DIREÇÃO ARTÍSTICA: Teatro Rocokóz (@teatroderocokoz) DIREÇÃO EXECUTIVA, EDIÇÃO E MONTAGEM Nielson Fortunato (@ninofss) / FuNaNi – Projetos em Cultura, Esporte e Educação

*

Jerá Guarani – Culturas indígenas

Liderança da aldeia Tenonde Porã, Jerá Guarani é agricultora e pedagoga pela Universidade de São Paulo (USP). Alia o campo da educação ao trabalho com sementes tradicionais: em cinco anos, recuperou na aldeia Kalipety uma variedade de mais de 50 tipos de batata-doce guarani.  Depoimento gravado durante o evento “Mekukradjá – círculo de saberes: (re)existência: muitas línguas, muitos saberes”, em 2019, em São Paulo/SP.

Créditos: Enciclopédia Itaú Cultural de arte e cultura brasileira

*

Mulheres Que Abrem Caminhos | Jerá Guarani

Depoimento de Jerá Guarani, liderança indígena feminina da aldeia Kalipety, localizada na cidade de São Paulo. O vídeo faz parte da campanha ‘Mulheres que Abrem Caminhos’, realizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania em 2022. Pedagoga pela Universidade de São Paulo (USP), Jerá foi professora e diretora da Escola Estadual Indígena Gwyra Pepó. É agricultora e liderança Guarani Mbya da Terra Indígena Tenondé Porã, no extremo sul de São Paulo, onde também realiza projetos culturais e documentários. Jerá é uma mulher que luta por outras mulheres, mas que acima de tudo luta por seu povo. Assista ao vídeo e conheça um pouco da história dessa mulher indígena e sua luta pela garantia dos direitos de todas as mulheres indígenas.

Créditos: Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania

*

Perfis NAMU: Jerá Guarani

Jerá Guarani, da etnia guarani mbya, é uma das lideranças femininas da aldeia Tenondé Porã, localizada no extremo sul da cidade de São Paulo no bairro de Parelheiros. Nessa entrevista exclusiva ao Portal NAMU, ela fala sobre sua trajetória de vida e os desafios enfrentados na luta pelos direitos dos guarani mbya.

Créditos: NAMU

*

Festival Cultura Viva 2ª Ed. apresenta: Jerá Guarani

Jerá Guarani, da etnia guarani mbya, é uma das lideranças femininas da aldeia Tenondé Porã, localizada no extremo sul da cidade de São Paulo no bairro de Parelheiros. Nesta palestra ela falará sobre educação indígena.

Créditos: Festival Cultura Viva