35ª Bienal de São Paulo
6 set a 10 dez 2023
Entrada gratuita
A+
A-
35ª Bienal de
São Paulo
6 set a 10 dez
2023
Menu

Itá

MEMÓRIAS ANCESTRAIS – Umbigo do Mundo – Francy Baniwa

Neste terceiro filme do ciclo Memórias Ancestrais, Francy Baniwa, Francisco Fontes Baniwa, André Baniwa e Idjahure Kadiwel nos conduzem por uma trilha cosmológica pelas paisagens do Noroeste Amazônico, convidando-nos a sintonizar a sensibilidade e a imaginação em entidades, bichos, plantas, lugares e acontecimentos de um tempo ancestral.

Créditos:  SELVAGEM ciclo de estudos sobre a vida

*

http://www.historia.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=5268

Índios no Brasil – Quando Deus Visita a Aldeia

O trecho apresenta questões relacionadas a religiosidade e organização social de alguns povos indígenas. O documentário procura identificar a diversidade dos povos indígenas no Brasil.

Créditos: Produção: TV Escola

*

http://www.historia.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=5269

Índios no Brasil – Quem São Eles?

O trecho apresenta uma série de entrevistas espontâneas realizadas em diversos estados brasileiros. Assim, o diretor do documentário ressalta a falta de informação dos brasileiros sobre os indígenas, ele demonstra uma tendência a essencializar e padronizar a identidade indígena. O documentário procura identificar a diversidade dos povos indígenas no Brasil.

Créditos: Produção: TV Escola

*

Pelas Águas do Rio de Leite

Este vídeo-documentário é resultado de duas expedições pelos rios Negro e Uaupés, nas quais conhecedores de etnias da família linguística tukano oriental visitaram e registraram lugares sagrados relacionados às narrativas de origem e de transformação do mundo e da humanidade. Assim como seus primeiros ancestrais, que viajaram a bordo de uma Cobra-Canoa, os participantes dessas expedições percorreram um extenso território, parando em lugares associados aos conhecimentos e às práticas que, até os dias de hoje, constituem a riqueza dos povos indígenas do Noroeste Amazônico.

Créditos: Instituto Socioambiental / Argumento: Aline Scolfaro, Ana G. de Oliveira, Geraldo Andrello e Higino Tenório Tuyuka Direção: Aline Scolfaro Roteiro: Aline Scolfaro, Higino Tenório Tuyuka e Tatiana Amaral Fotografia: Adelson Meira Tuyuka, João Arimar N. Lana Tariano, Paulo A. Rodrigues, Tiago Campos e Vincent Carelli Imagens adicionais: Juan Gabriel Soler Som direto: Camila Dias e Geraldo Andrello Edição: Rafaella Ruiz e Chico Toledo Pesquisa e decupagem de conteúdo: Tatiana Amaral Equipe de produção: Aline Scolfaro, Miguel Pena, Wizer Oliveira, Claudino Amorim e Luiz Miranda Conhecedores participantes: Antônio Almeida – Piratapuya, Antonio L. Lima – Tuyuka, Arlindo Sodré Maia – Tukano, Ercolino A. Alves – Desano, Eugênio Pedro da Silva – Desano, Francisco Rodrigues (Chico) – Bará, Francisco Soriano – Baré, Guilherme Tenório (Guiré) – Tuyuka, Laureano Fernandes Cordeiro – Piratapuya, Manoel Lima (Mandu) – Tuyuka, Miguel Pena – Tukano, Raimundo Galvão – Desana, Ricardo Marín – Barasana, Severiano Castilho – Desana e Tertuliano M. dos Santos – Desana Design gráfico da capa, encarte e DVD: Roberto Strauss

*

Série Índios no Brasil – episódio Uma outra história

Episódio 5: Uma outra história Sinopse do episódio: A história do Brasil que conhecemos é contada, em sua maior parte, de acordo com a visão dos povos estrangeiros que chegaram às novas terras. Neste episódio, além da opinião de estudantes de diversas cidades do País sobre o assunto, indígenas das etnias Yanomami (RR), Kaxinawá (AC) e Pankararu (PE) falam um pouco sobre o outro ponto de vista da história da chegada dos portugueses ao Brasil. O programa mostra, também, alguns trechos do filme “O descobrimento do Brasil”, de Humberto Mauro. Índios no Brasil – A série de dez programas para televisão Índios no Brasil mostra como vivem e o que pensam os indígenas de nove povos brasileiros: os Ashaninka e Kaxinawá do Acre; os Baniwa do Rio Negro, no Amazonas; os Krahô de Tocantins; os Maxacali de Minas Gerais; os Pankararu de Pernambuco; os Yanomami de Roraima; os Kaiowá do Mato Grosso do Sul; e os Kaingang da região Sul do País. A série traz entrevistas com habitantes de diferentes partes do País, que expressam a relação, nem sempre amistosa, entre o indígena e o não-indígena, desde a época do “descobrimento” até os dias atuais. São os temas enfocados pelos personagens da série: identidade dos indígenas, suas línguas, seus costumes e tradições, a colonização e o contato com o não-indígena, a disputa pela terra, a integração com a natureza e os direitos conquistados. Índios no Brasil é uma iniciativa da TV Escola, da Secretaria de Educação à Distância, do Ministério da Educação, produzida pela ONG Vídeo nas Aldeias.

Créditos: TV Escola

*

Série Índios no Brasil – Episódio Nossas línguas

Episódio 2: Nossas línguas Sinopse do episódio: Relata a repressão histórica às línguas indígenas praticadas ao longo destes 500 anos por intermédio das missões religiosas, dos funcionários de governo ou da população não indígena. E, apesar de toda essa repressão, os indígenas resistiram: ainda são faladas mais de 180 línguas indígenas no Brasil. A Constituição de 1988 finalmente lhes reconhece o direito à diferença e ao ensino de suas línguas em suas escolas, como vemos na Escola da Floresta do professor Joaquim Kaxinawá no Acre. Índios no Brasil – A série de dez programas para televisão Índios no Brasil mostra como vivem e o que pensam os indígenas de nove povos brasileiros: os Ashaninka e Kaxinawá do Acre; os Baniwa do Rio Negro, no Amazonas; os Krahô de Tocantins; os Maxacali de Minas Gerais; os Pankararu de Pernambuco; os Yanomami de Roraima; os Kaiowá do Mato Grosso do Sul; e os Kaingang da região Sul do País. A série traz entrevistas com habitantes de diferentes partes do País, que expressam a relação, nem sempre amistosa, entre o indígena e o não-indígena, desde a época do “descobrimento” até os dias atuais. São os temas enfocados pelos personagens da série: identidade dos indígenas, suas línguas, seus costumes e tradições, a colonização e o contato com o não-indígena, a disputa pela terra, a integração com a natureza e os direitos conquistados. Índios no Brasil é uma iniciativa da TV Escola, da Secretaria de Educação à Distância, do Ministério da Educação, produzida pela ONG Vídeo nas Aldeias.

Créditos: TV Escola

*

Série Índios no Brasil – episódio Nossas terras

Sinopse: Episódio 7: Nossas terras. Desde a chegada dos portugueses ao Brasil, as terras férteis antes pertencentes apenas aos indígenas são alvo de disputa, tanto para plantações quanto para a exploração de bens como a borracha ou o ouro. Este episódio da série Índios do Brasil aborda os problemas na demarcação de terras indígenas, mostrando opiniões de diferentes pessoas sobre o assunto. O programa fala, ainda, da importância da terra para a preservação da memória e da história indígena. Índios no Brasil – A série de dez programas para televisão Índios no Brasil mostra como vivem e o que pensam os indígenas de nove povos brasileiros: os Ashaninka e Kaxinawá do Acre; os Baniwa do Rio Negro, no Amazonas; os Krahô de Tocantins; os Maxacali de Minas Gerais; os Pankararu de Pernambuco; os Yanomami de Roraima; os Kaiowá do Mato Grosso do Sul; e os Kaingang da região Sul do País. A série traz entrevistas com habitantes de diferentes partes do País, que expressam a relação, nem sempre amistosa, entre o indígena e o não-indígena, desde a época do “descobrimento” até os dias atuais. São os temas enfocados pelos personagens da série: identidade dos indígenas, suas línguas, seus costumes e tradições, a colonização e o contato com o não-indígena, a disputa pela terra, a integração com a natureza e os direitos conquistados. Índios no Brasil é uma iniciativa da TV Escola, da Secretaria de Educação à Distância, do Ministério da Educação, produzida pela ONG Vídeo nas Aldeias.

Créditos: TV Escola

*

Série Índios no Brasil – episódio Quem são eles?

Sinopse: Episódio 1: Quem são eles?

Ao aprender a história do Brasil, muitas vezes a população indígena é retratada com discriminação, como um povo relacionado a atraso, preguiça e selvageria. Com isso, o contexto atual dessas etnias acaba ficando de lado. Neste episódio, integrantes das tribos Krenak (MG), Kaxinawá (AC), Ashaninka (AC), Yanomami (RR), Pankararu (PE) e Kaingang (SC) conversam sobre o assunto, mostrando seus pontos de vista sobre a forma que são tratados na sociedade.

Índios no Brasil – A série de dez programas para televisão Índios no Brasil mostra como vivem e o que pensam os indígenas de nove povos brasileiros: os Ashaninka e Kaxinawá do Acre; os Baniwa do Rio Negro, no Amazonas; os Krahô de Tocantins; os Maxacali de Minas Gerais; os Pankararu de Pernambuco; os Yanomami de Roraima; os Kaiowá do Mato Grosso do Sul; e os Kaingang da região Sul do País.

A série traz entrevistas com habitantes de diferentes partes do País, que expressam a relação, nem sempre amistosa, entre o indígena e o não-indígena, desde a época do “descobrimento” até os dias atuais. São os temas enfocados pelos personagens da série: identidade dos indígenas, suas línguas, seus costumes e tradições, a colonização e o contato com o não-indígena, a disputa pela terra, a integração com a natureza e os direitos conquistados.

Índios no Brasil é uma iniciativa da TV Escola, da Secretaria de Educação à Distância, do Ministério da Educação, produzida pela ONG Vídeo nas Aldeias.

Créditos: TV Escola

*

Série Índios no Brasil – episódio Boa viagem, ibantu

Episódio 3: Boa viagem, ibantu Sinopse do episódio: A realidade indígena muitas vezes é diferente do que costumamos ver nos livros ou filmes. Este episódio apresenta impressões de quatro adolescentes que fizeram uma visita à reserva indígena dos Krahô, em uma região de divisa entre Tocantins e Maranhão. Eles tiveram a oportunidade de conviver com os índios, conversar com eles sobre os costumes e até serem batizados, ganhando um nome indígena durante o ritual. Índios no Brasil – A série de dez programas para televisão Índios no Brasil mostra como vivem e o que pensam os indígenas de nove povos brasileiros: os Ashaninka e Kaxinawá do Acre; os Baniwa do Rio Negro, no Amazonas; os Krahô de Tocantins; os Maxacali de Minas Gerais; os Pankararu de Pernambuco; os Yanomami de Roraima; os Kaiowá do Mato Grosso do Sul; e os Kaingang da região Sul do País. A série traz entrevistas com habitantes de diferentes partes do País, que expressam a relação, nem sempre amistosa, entre o indígena e o não-indígena, desde a época do “descobrimento” até os dias atuais. São os temas enfocados pelos personagens da série: identidade dos indígenas, suas línguas, seus costumes e tradições, a colonização e o contato com o não-indígena, a disputa pela terra, a integração com a natureza e os direitos conquistados. Índios no Brasil é uma iniciativa da TV Escola, da Secretaria de Educação à Distância, do Ministério da Educação, produzida pela ONG Vídeo nas Aldeias.

Créditos: TV Escola

*

Série Índios no Brasil – episódio Primeiros contatos

Episódio 6: Primeiros contatos . Muitas tribos indígenas permaneceram isoladas até pouco tempo atrás no Brasil. Neste episódio da série Índios do Brasil, trechos do filme “Sertão, Entre os Índios do Brasil Central”, de Genil Vasconcelos, mostram o primeiro contato da etnia Xavante, da região Centro-Oeste, com não-indígenas, na década de 50. O programa traz ainda cenas do filme “Guerra de Pacificação na Amazônia”, de Yves Billion, e aborda os impactos sofridos pelos indígenas do noroeste do Brasil pelo contato com as frentes de expansão, na década de 70. Índios no Brasil – A série de dez programas para televisão Índios no Brasil mostra como vivem e o que pensam os indígenas de nove povos brasileiros: os Ashaninka e Kaxinawá do Acre; os Baniwa do Rio Negro, no Amazonas; os Krahô de Tocantins; os Maxacali de Minas Gerais; os Pankararu de Pernambuco; os Yanomami de Roraima; os Kaiowá do Mato Grosso do Sul; e os Kaingang da região Sul do País. A série traz entrevistas com habitantes de diferentes partes do País, que expressam a relação, nem sempre amistosa, entre o indígena e o não-indígena, desde a época do “descobrimento” até os dias atuais. São os temas enfocados pelos personagens da série: identidade dos indígenas, suas línguas, seus costumes e tradições, a colonização e o contato com o não-indígena, a disputa pela terra, a integração com a natureza e os direitos conquistados. Índios no Brasil é uma iniciativa da TV Escola, da Secretaria de Educação à Distância, do Ministério da Educação, produzida pela ONG Vídeo nas Aldeias. 

Crédito: TV Escola

*

Série Índios no Brasil – episódio Do outro lado do céu

Episódio 9: Do outro lado do céu. A religião é parte fundamental da cultura indígena. Para os Yanomami, com aldeia localizada em Roraima, se seus pajés não fizerem seus rituais continuamente, o céu cai na Terra sobre nossas cabeças. Este episódio da série Índios do Brasil trata da relação dessa etnia com o divino, mostrando a importância dos rituais para suas vidas e a forma como o espiritual está relacionado à natureza e a todo o universo. O programa mostra também os costumes e rituais religiosos da tribo Pankararu, de Pernambuco, e dos Maxacali, em Minas Gerais. Índios no Brasil – A série de dez programas para televisão Índios no Brasil mostra como vivem e o que pensam os indígenas de nove povos brasileiros: os Ashaninka e Kaxinawá do Acre; os Baniwa do Rio Negro, no Amazonas; os Krahô de Tocantins; os Maxacali de Minas Gerais; os Pankararu de Pernambuco; os Yanomami de Roraima; os Kaiowá do Mato Grosso do Sul; e os Kaingang da região Sul do País. A série traz entrevistas com habitantes de diferentes partes do País, que expressam a relação, nem sempre amistosa, entre o indígena e o não-indígena, desde a época do “descobrimento” até os dias atuais. São os temas enfocados pelos personagens da série: identidade dos indígenas, suas línguas, seus costumes e tradições, a colonização e o contato com o não-indígena, a disputa pela terra, a integração com a natureza e os direitos conquistados. Índios no Brasil é uma iniciativa da TV Escola, da Secretaria de Educação à Distância, do Ministério da Educação, produzida pela ONG Vídeo nas Aldeias.

Crédito: TV Escola

*

Série Índios no Brasil – episódio Nossos direitos

Episódio 10: Nossos direitos . Mesmo com a discriminação e muitas condições adversas, as etnias indígenas resistem e tentam manter suas culturas vivas, sendo passadas de geração em geração. Este episódio mostra como os diferentes povos acompanham as transformações políticas, econômicas e tecnológicas do mundo. O programa tem, também, o depoimento de estudiosos de origem indígena que falam da importância de sensibilizar seus povos sobre o direito que eles têm à terra. Índios no Brasil – A série de dez programas para televisão Índios no Brasil mostra como vivem e o que pensam os indígenas de nove povos brasileiros: os Ashaninka e Kaxinawá do Acre; os Baniwa do Rio Negro, no Amazonas; os Krahô de Tocantins; os Maxacali de Minas Gerais; os Pankararu de Pernambuco; os Yanomami de Roraima; os Kaiowá do Mato Grosso do Sul; e os Kaingang da região Sul do País. A série traz entrevistas com habitantes de diferentes partes do País, que expressam a relação, nem sempre amistosa, entre o indígena e o não-indígena, desde a época do “descobrimento” até os dias atuais. São os temas enfocados pelos personagens da série: identidade dos indígenas, suas línguas, seus costumes e tradições, a colonização e o contato com o não-indígena, a disputa pela terra, a integração com a natureza e os direitos conquistados. Índios no Brasil é uma iniciativa da TV Escola, da Secretaria de Educação à Distância, do Ministério da Educação, produzida pela ONG Vídeo nas Aldeias.

Crédito: TV Escola

*

Série Índios no Brasil – episódio Filhos da terra

Episódio 8: Filhos da terra. Acostumados a retirar tudo o que precisam da floresta, os povos indígenas se acostumam desde o nascimento a conviver em harmonia com o meio ambiente. Este episódio da série Índios do Brasil mostra a relação íntima entre os indígenas e a natureza, apresentando como exemplo os costumes do povo Ashaninka, do Acre, que caça e pesca respeitando um calendário que se baseia nas estações do ano e no ciclo de reprodução dos animais. Índios no Brasil – A série de dez programas para televisão Índios no Brasil mostra como vivem e o que pensam os indígenas de nove povos brasileiros: os Ashaninka e Kaxinawá do Acre; os Baniwa do Rio Negro, no Amazonas; os Krahô de Tocantins; os Maxacali de Minas Gerais; os Pankararu de Pernambuco; os Yanomami de Roraima; os Kaiowá do Mato Grosso do Sul; e os Kaingang da região Sul do País. A série traz entrevistas com habitantes de diferentes partes do País, que expressam a relação, nem sempre amistosa, entre o indígena e o não-indígena, desde a época do “descobrimento” até os dias atuais. São os temas enfocados pelos personagens da série: identidade dos indígenas, suas línguas, seus costumes e tradições, a colonização e o contato com o não-indígena, a disputa pela terra, a integração com a natureza e os direitos conquistados. Índios no Brasil é uma iniciativa da TV Escola, da Secretaria de Educação à Distância, do Ministério da Educação, produzida pela ONG Vídeo nas Aldeias.

Crédito: TV Escola