35ª Bienal de São Paulo
6 set a 10 dez 2023
Entrada gratuita
A+
A-
35ª Bienal de
São Paulo
6 set a 10 dez
2023
Menu

Leda Maria Martins

aqui, numa coreografia de retornos, dançar é inscrever no tempo

grafar o saber não era, então, sinônimo de domínio de um idioma escrito alfabeticamente. grafar o saber era, sim, sinônimo de uma experiência corporificada, de um saber encorpado, que encontrava nesse corpo em performance seu lugar e ambiente de inscrição.

dançava-se a palavra, cantava-se o gesto, em todo movimento ressoava uma coreografia da voz, uma partitura da dicção, uma pigmentação grafitada da pele, uma sonoridade de cores.  

nas temporalidades curvas, tempo e memória são imagens que se refletem.

o corpo dança o tempo […] em outras palavras: o tempo, em sua dinâmica espiralada, só pode ser concebido pelo espaço ou na espacialidade do hiato que o corpo em voltejos ocupa. 

Citações extraídas de: Leda Maria Martins em Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021, pp. 81, 36, 36, 23, 88

 

Leda Maria Martins nasceu no Rio de Janeiro e vive em Belo Horizonte. É poeta, ensaísta, dramaturga e professora. Entre seus livros publicados estão Afrografias da memória: O reinado do Rosário no Jatobá (2ª edição revista e atualizada. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Mazza, 2021) e Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela (Rio de Janeiro: Cobogó, 2021).

 

[…] À medida que aquilo que ainda não era possível nomear – em algum momento será? – tornava-se existente, entendemos que aquelas quatro palavras (tempo, espaço, corpo e presença) poderiam desexistir. A cada dia fica mais necessário aprender a se soltar das categorias. Abandonar as amarrações, riscar as palavras-chave. Deixar essa coreografia, seguir pela vastidão de sentidos. É (também) por isso que você não encontra somente um título para esta publicação, mas sim uma frase de Leda Maria Martins que coloca este livro para girar nas suas mãos, evocando temporalidades curvilíneas, o tempo espiralar. […]

Para ler o texto da equipe de Educação para a publicação educativa na íntegra, clique aqui