35ª Bienal de São Paulo
6 Set to 10 Dec 2023
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35th Bienal de
São Paulo
6 Set to 10 Dec
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https://35.bienal.org.br/en

Movements

Movements is a way of choreographing the educational publication developed for the 35th Bienal – choreographies of the impossible. Besides being able to access the contents of the print version in a digital navigation experience, here you can also find contents that will emerge from the research of the Education team about the exhibition and, mainly, of our encounters with many publics, in different contexts. They are new gestures and movements of the educational publication, that we won’t be able to predict, but that are a way of understanding it in a process of creation and learning that unfolds in time, coming and going.

For now, the texts in this section are available only in Portuguese.

Movements
Encruzilhadas

“tem que entender quem chega, qual território que está chegando do teu lado. se é com cabeça baixa que se escuta ou se é cantando que a gente aprende. como que a gente aprende, é roda de conversa? ”

Sandra Benites

Audio

Correspondências entre vozes, uma carta para fluir conversas

By equipe de educação da Fundação Bienal
Text

Quais movimentos compõem as coreografias do impossível? – Movimento 3

By Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio menezes e Manuel Borja-Villel

“eu, como mulher, contesto e mobilizo”

Carmen Silva

Text
Experimentar o chão: Conversa sobre infâncias com Sandra Benites, Regina Aparecida Pereira e Cintia Aparecida Delgado

Experimentar o chão: Conversa sobre infâncias com Sandra Benites, Regina Aparecida Pereira e Cintia Aparecida Delgado

By Cintia Aparecida Delgado; Regina Aparecida Pereira; Sandra Benites
Text
Erês – Uma coreografia que começa na imaginação

Erês – Uma coreografia que começa na imaginação

By Pietra De Ofa Cunha Serra
gesto: relatos de mediação
Text
A filha que vira uma ancestral da mãe − A beleza de um coro

A filha que vira uma ancestral da mãe − A beleza de um coro

By Regiane Ishii
gesto: relatos de mediação
Text

Trabalhar em rede, tecer pertencimento conversa com Carmen Silva

By Carmen Silva

“a gente começou a perceber que tudo que a gente passava, os valores que a gente passava para as nossas crianças, acabava sendo desconstruído quando eles chegavam na escola. aí a gente percebeu que o problema não era só as nossas crianças, a gente tinha que começar a educar o município.”

Regina Aparecida Pereira

Text
Sobre o silêncio entre imaginar o possível e nomear o impossível

Sobre o silêncio entre imaginar o possível e nomear o impossível

By Renato Lopes
Gesto: bienal nas escolas
Text

Por aqui Ike (com stanley brouwn)

Gesto: Relatos de estágio
Text
Zumví: O arquivo que conserva as memórias de resistências negras

Zumví: O arquivo que conserva as memórias de resistências negras

By José Carlos Ferreira Dos Santos Filho
Text
Oficina de imaginação para Xica Manicongo

Oficina de imaginação para Xica Manicongo

By Malu Bandeira, Nivea Matias Silva e Yala Silva
gesto: relatos de mediação
Text
De tabela

De tabela

By André Leitão e Danilo Pera
gesto: relatos de mediação
Text

Celebrar o desvio

By Anna Luisa de Castro e Geni Núñez
Text
Gênero: Entre pessoas, documentos e outras espécies

Gênero: Entre pessoas, documentos e outras espécies

By Gabri Gregório Floriano e Iberê Terra Oliveira
gesto: relatos de mediação
Text
Manto do invisível: Mistério e memória em produções têxteis

Manto do invisível: Mistério e memória em produções têxteis

By Mira Lima
gesto: relatos de mediação

“na capoeira você nunca sabe, mas você nunca deixa de saber. você sempre ensina, você sempre aprende.”

Antônio Bispo dos Santos

Text

Gesto: Curso de formação

“lutar pelo seu chão. a nossa educação está no fazer do dia a dia.”

Sandra Benites

Text
Djunta Mon nas <i>coreografias do impossível</i>

Djunta Mon nas coreografias do impossível

By Thiago Gil Virava
gesto: djunta mon
Text
TURVO ESQUECIDO: mitologias água~mar

TURVO ESQUECIDO: mitologias água~mar

By Camila Padilha Gomes e Rafaella Canuto
gesto: relatos de mediação
Text
Para adentrar o impossível: a beleza terrível em três tempos

Para adentrar o impossível: a beleza terrível em três tempos

By Gabri Gregório Floriano
gesto: relatos de mediação
Text

Gesto: Djunta Mon

By Romildo Ibeji e Paulo Rafael
Text
Aqui, onde deságua o rio

Aqui, onde deságua o rio

By Camila Padilha Gomes
gesto: relatos de mediação

“coçumba no nosso dialeto é ouvir, mas é além de ouvir. coçumbar é ouvir e entender. primeiro eu coçumbo, pra depois eu cupopiar. cupópia é a fala, é a conversa. eu ouço, entendo, e depois coloco isso em prática, depois falo. e esse é um dos saberes mais ricos dos povos tradicionais, dos povos quilombolas. para você aprender dessa forma, você tem que estar ali sempre.”

Cintia Aparecida Delgado

Text
Vadiação do impossível − Uma mediada pela capoeira Angola

Vadiação do impossível − Uma mediada pela capoeira Angola

By Bruno Costa dos Santos, Kennedy Maciel da Silva, Nivea Matias Silva e Rose Mara Kielela
gesto: relatos de mediação
Text
Coreografar possibilidades com a educação infantil

Coreografar possibilidades com a educação infantil

By Danilo Pera e Renato Lopes
gesto: relatos de mediação
Text
Uma jornada para a <i>Floresta de infinitos</i>

Uma jornada para a Floresta de infinitos

By Lia Yokoyama Emi e Ricarda Wapichana
gesto: relatos de mediação
Text
Saberes Bakongo

Saberes Bakongo

By Kennedy Maciel da Silva
gesto: relatos de mediação
Text
Descolonização cultural no cinema: Quem conta nossa história?

Descolonização cultural no cinema: Quem conta nossa história?

By Cristina Mena
gesto: relatos de mediação
Text
Encruzilhadas e ancestralidades

Encruzilhadas e ancestralidades

By Leonel Vicente Mendes
gesto: relatos de mediação
Text
Da lama ao caos – A materialidade que transmuta a fabulação de uma ancestralidade futura

Da lama ao caos – A materialidade que transmuta a fabulação de uma ancestralidade futura

By Iberê Terra
gesto: relatos de mediação
Text
Fazer caber, transbordar conversas – Visita com equipe do Museu das Favelas

Fazer caber, transbordar conversas – Visita com equipe do Museu das Favelas

By Tailicie Nascimento
gesto: relatos de mediação
Text

O fogo ou a água podem destruir tudo o que você tem

By Giovana Lira
gesto: relatos de estágio
Text
Entre o Orun e o Aiyê existe uma Bienal

Entre o Orun e o Aiyê existe uma Bienal

By Nivea Matias
gesto: relatos de mediação
Text
Educação ou vigilância?

Educação ou vigilância?

By Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda.
Text

Uma onça pintada convida crianças pequenas a visitarem a 35ª Bienal de São Paulo

By Dilma Ângela da Silva
gesto: relatos de mediação

“Eu sou um trem que não cabe no ocidente.”

Rosana Paulino

Text

Rosana Paulino

Text
Aurora Cursino dos Santos e Ceija Stojka

Aurora Cursino dos Santos e Ceija Stojka

By equipe de educação da Bienal
Text
Kapwani Kiwanga

Kapwani Kiwanga

By equipe de educação da Bienal
Text
Lam e Maldoror: descolonização como beleza e ação

Lam e Maldoror: descolonização como beleza e ação

By Kênia Freitas, Sarah Maldoror e Wifredo Lam

“É necessário que a gente comece a pensar o conhecimento de outras maneiras. Conhecimento em roda, conhecimento embaixo de uma árvore, conhecimento das plantas, conhecimento que coloque o sujeito dentro da natureza e não acima dela.”

Rosana Paulino

Text
De fora para dentro, de dentro para fora

De fora para dentro, de dentro para fora

By Trinh T. Minh-ha
Text
Daniel Lie

Daniel Lie

By Daniel Lie
Text
Sauna lésbica

Sauna lésbica

By Malu Avelar com Ana Paula Mathias, Anna Turra, Bárbara Esmenia e Marta Supernova
Text

Desviar para se encontrar: reflexões com base no livro The Lesbiana’s Guide to Catholic School

By Geni Núñez
Text
Nós não temos um drama, temos uma luta para tocar: conversa entre Rosana Paulino e Sueli Carneiro

Nós não temos um drama, temos uma luta para tocar: conversa entre Rosana Paulino e Sueli Carneiro

By Rosana Paulino e Sueli Carneiro
Text

Quais movimentos compõem as coreografias do impossível? – Movimento 2

By Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel
Audio

Correspondências entre vozes, uma carta para seguir conversas

By equipe de educação da Fundação Bienal de São Paulo

“Meu modo de pensar é um pensar coletivo / Antes de estar em mim já esteve nelas.”

Rosana Paulino

Audio

Audiodescrições poéticas

By equipe de educação da Bienal
Image
Gesto: Coreografar a Palavra – Lambe-Lambe

Gesto: Coreografar a Palavra – Lambe-Lambe

By equipe de educação da Bienal
Text
Tatá

Tatá

By Denilson Baniwa
Text
Itá

Itá

By Denilson Baniwa
Text
Kaá

Kaá

By Denilson Baniwa
Text
Kwema / Amanhecer

Kwema / Amanhecer

By Denilson Baniwa
Text

Leda Maria Martins

Text
Um sentido

Um sentido

Thiago Vinícius de Paula da Silva (Agência Solano Trindade)

“o corpo dança o tempo […] em outras palavras: o tempo, em sua dinâmica espiralada, só pode ser concebido pelo espaço ou na espacialidade do hiato que o corpo em voltejos ocupa.”

Leda Maria Martins

Text
Moving Backwards, (No) Time e Les Gayrillères

Moving Backwards, (No) Time e Les Gayrillères

By Pauline Boudry e Renate Lorenz

“aqui, numa coreografia de retornos, dançar é inscrever no tempo”

Leda Maria Martins

Text

gesto: coreografar a palavra

equipe de educação da fundação bienal

“dançava-se a palavra, cantava-se o gesto, em todo movimento ressoava uma coreografia da voz, uma partitura da dicção, uma pigmentação grafitada da pele, uma sonoridade de cores.”

Leda Maria Martins

Text

Nhe’ẽ para os Guarani (Nhandewa e Mbya)

Sandra Benites
Text
Tramas criativas de corpo e ancestralidade

Tramas criativas de corpo e ancestralidade

By Profa. Dra. Inaicyra Falcão dos Santos
Text
Uma paisagem habitada pelas infâncias do corpo

Uma paisagem habitada pelas infâncias do corpo

Anderson Feliciano

“nas temporalidades curvas, tempo e memória são imagens que se refletem.”

Leda Maria Martins

Text
Interioridade negra: Notas sobre arquitetura, infraestrutura, justiça ambiental e desenho abstrato

Interioridade negra: Notas sobre arquitetura, infraestrutura, justiça ambiental e desenho abstrato

By Torkwase Dyson
Text

Quais movimentos compõem as coreografias do impossível?

Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel

“grafar o saber não era, então, sinônimo de domínio de um idioma escrito alfabeticamente. grafar o saber era, sim, sinônimo de uma experiência corporificada, de um saber encorpado, que encontrava nesse corpo em performance seu lugar e ambiente de inscrição.”

Leda Maria Martins

Audio

gesto: andança

“o que no corpo e na voz se repete é também uma episteme”

Leda Maria Martins

Text

O museu sem objetos

By Françoise Vergès
Audio

Correspondências entre vozes, uma carta para abrir conversas

equipe de educação da Fundação Bienal de São Paulo
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